1 de agosto de 2010

Um sábado inesquecível

Ontem tive um dia cheio de alegrias, pude ver um pouco do resultado dos programas que realizamos a frente da Fundação Jose Augusto em parceria com o ministerio da Cultura, comecei as 09h da manhã uma serie de visitas a eventos culturais, a primeira foi ao ponto de cultura Cajupiranga na cidade de São Jose de Mipibu, lá chegando na companhia do coordenador nacional do progragama Cultura Viva, TT Catalão, que é responsável pelos pontos de cultura a nível nacional, alem de vários companheiros da gestão da FJA. Na Cajupiranga podemos assistir ao encerramento de uma turma de iniciação musical brilhantemente conduzida pelo musico Potiguar Carlinhos Zens, coisa de arrepiar de bonito, o carinho que Carlinhos tem pela a turma, e sobretudo o resultado obtido com a oficina, a ponto de ter crianças do grupo já fazendo as suas próprias composições, alem é claro, de já estarem tocando fluentemente a flauta através da leitura de partituras. Depois tivemos uma apresentação do bambelô de Mipibu, uma tradição de mais de 100 anos, herança dos nossos escravos que hoje continua viva no ponto de cultura, e o mais importante, com a participação de antigos e novos componentes, a juventude tendo orgulho de participar, graças a ação do ponto de cultura.Lá tambem assistimos a uma rapida seção do "Cine mais cultura" que o ponto tambem ganhou atraves de edital da FJA/Minc. Depois de tudo ainda tivemos um café onde fomos saborear o cuscuz de Mipibu, Uma coisa de outro mundo. De lá saímos em direção a cidade de Pedro Velho para visitar o ponto de cultura “Coco de roda de Chico Antonio” do instituto Chico Antonio.




Chegando na cidade de Pedro Velho fomos direto para a sede do Ponto de cultura "Coco de roda de Chico Antonio, lá fomos recebidos por vários companheiros do ponto, depois de uma rapid visita fomos assistir a uma apresentção da orquestra de flautas do ponto que nos recepicionou com a musica "Boi tunggão" do propio Chico ANtonio, aiveio a certeza que o resgate de Chico Antonio em sua cidade Natal é a certeza de que continuaremso a louvar este mestre o unico ritimo genuinamente potiguar o coco. Passada a aprensatçaõ fomo visitar a casa de taipa onde residio o Mestre Chico Antonio, para este espaço a FJA está finalizando um projeto para a construção do memorial Chico Antonio. Ao final de tudo fomos saborear uma bela galinha caipira em um espaço no quinatal de uma casa, algo sem comentarios, com direito a farofa do fundo da penala, quase me acabo de comer.





De volta a Natal fui assistir a apresentação do Projeto Ilha da Musica, realizado pelos musicos Gilberto Cabral e Inês,, este projeto forma musicos na Praia da Redinha em Natal, na comunidade da Africa, e faz parte do ponto de cultura, "No balnço da rede" da associação comunitaria daquela praia. Minha emoção não foi memor, acompanho este projeo desde o seu incio, a Redinha é a praia do meu coração, onde milito e faço cultura a mais de 20 anos.No final da apresentação não contive as lagrimas ao presenciar o Praia Shoping lotado, de pé aplaudindo os meinos da Redinha. Sai de lá na certeza de que estamos no caminho certo, que as sementes que plantamos na gestão da Fudação Jose Augusto começa a dar os primeiros frutos. Viva a Cultura Potiguar!!!!!!



Nenhum comentário: