O conceito de cultura
No vocábulo inglês CULTURE, que "tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo
complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra
capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade."
O conceito de Cultura, pelo menos como utilizado atualmente, foi, portanto definido pela primeira
vez por Edward Tylor (1832-1917).
O seu pensamento pode ser melhor compreendido a partir da leitura deste seu trecho:
Por um lado, a uniformidade que tão largamente permeia entre as civilizações pode ser atribuída,
em grande parte, a uma uniformidade de ação de causas uniformes, enquanto, por outro lado, seus
vários graus podem ser considerados como estágios de desenvolvimento ou evolução.
Para entender Tylor, é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu
background intelectual. O seu livro foi produzido nos anos em que a Europa sofria o impacto da
Origem das Espécies, de Charles Darwin e que a nascente antropologia foi dominada pela estreita
perspectiva do evolucionismo.
Por outro lado temos Alfred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano mostrou como a cultura
atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de
pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares.
Kroeber procurou mostrar que, superando o orgânico, o homem de certa forma libertou-se da
natureza. Tal fato possibilitou a expansão da espécie por todos os recantos da Terra. Nenhum outro
animal tem toda a Terra como seu habitat, apenas o homem conseguiu esta proeza:
De fato, o que faz o habitante humano de latitudes inclementes, não é desenvolver um sistema
digestivo peculiar, nem tampouco adquirir pêlo. Ele muda o seu ambiente e pode assim conservar
inalterado o seu corpo original. Constrói uma casa fechada, que protege contra o vento e lhe
permite conservar o calor do corpo. Faz uma fogueira ou acende uma lâmpada. Esfola uma foca
extraindo-lhe a pele com que a seleção natural, ou outros processos de evolução orgânica, dotou
esses animais; sua mulher faz-lhe uma camisa e calças, sapatos e luvas, ou duas peças de cada um;
ele as usa, e dentro de alguns anos, ou dias, está provido de proteção que o urso polar e a lebre
ártica, a zibenila e o tetraz, levam longos períodos a adquirir. Demais, o seu filho e o filho do seu
filho, e seu centésimo descendente nascerão tão nus e fisicamente tão desarmados como ele e o seu
centésimo ancestral.
Enquanto o urso polar não pode mudar de seu ambiente, pois não suportaria um grande aumento de
temperatura, um esquimó pode transferir-se de sua região gelada para um país tropical e em pouco
tempo estaria adaptado ao mesmo, bastando apenas trocar o seu equipamento cultural pelo
desenvolvido no novo habitat. Ao invés de um iglu capaz de conservar as menores parcelas de claro
preferiria, então, ocupar um apartamento refrigerado, ao mesmo tempo em que trocaria suas pesadas
vestimentas por roupas muito leves ou quase inexistentes.
Resumindo, a contribuição de Kroeber para a ampliação do conceito de cultura pode ser relacionada
nos seguintes pontos:
• 1. A cultura, mais do que a herança, determina o comportamento do homem e justifica as
suas realizações.
• 2. O homem age de acordo com seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente
anulados pelo longo processo evolutivo porque passou.
• 3. A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de
modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica o seu "superorgânico".
• 4. Em decorrência da afirmação anterior, o homem foi capaz de romper as barreiras das
diferenças ambientais e transformar toda a terra em seu hábitat.
• 5. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que agir
através de atitudes geneticamente determinadas.
• 6. Como já era do conhecimento da humanidade, desde o Iluminismo,( Os pensadores que
defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante
substituído as crenças religiosas e o misticismo que segundo eles bloqueavam a evolução do
homem - Séc XVII) é este processo de aprendizagem (socialização e endoculturação -
endoculturação é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com
a assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se
completa com a morte - não importa o termo) que determina o seu comportamento e a sua
capacidade artística ou profissional.
• 7. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das
gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.
• 8. Os gênios são indivíduos altamente inteligentes que têm a oportunidade de utilizar o
conhecimento existente ao seu dispor, construído pelos participantes vivos e mortos de seu
sistema cultural, e criar um ovo objeto ou uma nova técnica. Nesta classificação podem ser
incluídos os indivíduos que fizeram as primeiras invenções, tais como o primeiro homem
que fabricou a primeira máquina capaz de ampliar a força muscular, o arco e a flecha. São
eles gênios da mesma grandeza de Santos Dumont e Einstein. Sem as suas primeiras
invenções ou descobertas, hoje consideradas modestas, não teriam ocorrido as demais. E
pior do que isto, talvez nem mesmo a espécie humana teria chegado ao que é hoje.
Texto extraído do livro: Cultura. Um conceito antropológico - Roque de Barros Laraia / Rio de
Janeiro / Zahar Editor / 19ª edição
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