19 de abril de 2008

Boletim do Minc - 18/04

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS
No Brasil, segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), existem cerca de 215 povos índígenas, o que representa a maior diversidade cultural entre populações nativas da América Latina. O Dia do Índio, comemorado oficialmente em 19 de abril, têm prestado homenagem a todos esses povos sendo, na atualidade, data que chama atenção da sociedade para o debate das questões indígenas.
A luta pela terra, pela expressão de suas variadas culturas e a busca por um maior protagonismo social torna-os plenos cidadãos brasileiros, sujeitos ativos na contemporaneidade. O Dia do Índio amplia o debate nacional sobre políticas públicas direcionadas aos povos indígenas, partindo de uma reflexão sobre a tragetória histórica de lutas e reinvidicações.
Este boletim tenta contribuir na divulgação das ações realizadas pelo País, em prol do fortalecimento dos debates. Que a comemoração seja, pra'lém das conquistas alcançadas, também pela reflexão, que demonstra o longo caminho ainda a percorrer.
ALAGOAS
No Estado que concentra 11 nações indígenas, a data começou a ser celebrada no dia 14, quando teve início o Encontro com a Cultura Kariri-Xocó. O evento propõe o diálogo entre a sociedade e as tribos através das linguagens artísticas, como exposição fotográfica, sessão de filmes, apresentação cultural, além do diálogo direto com a tecnologia, na proposta do Ponto de Cultura Índios Online, ligado à ONG Thydewas. O Encontro com a Cultura Kariri-Xocó segue até amanhã (19), das 14h às 17h, no Memorial a República, em Maceió. Outras informações:
http://www.indiosonline.org.br/.
BAHIA
Na Galeria Solar Ferrão, em Salvador, acontece a exposição "Máscaras que Tocam". A mostra é fruto de investigações, pesquisas e levantamentos efetuados em diversos países, integrando a tradições cultural e oral das etnias indígenas. Segue aberta ao público até 4 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados e domingos de 13h às 17h - Rua Gregório de Mattos, 45 - Pelourinho. Outras informações:
www.cultura.ba.gov.br/.
A Jornada de Cinema da Bahia abre o período de mostras especiais, que antecedem o evento principal em setembro, com a exibição de um programa dedicado à resistência indígena na América Latina. A Sala Walter da Silveira (Barris) acolhe, de hoje (18) ao dia 24, em sessão às 20h, a mostra da Pré-Jornada, exibindo documentários integrantes da série "Onde Está a América Latina?", além do filme documental "Povos Resistentes", realizado na Bahia por Menandro Ramos. Entrada franca. Programação e outras informações:
www.cultura.ba.gov.br/.
DISTRITO FEDERAL
Em Brasília, se realiza o Memorial dos Povos Indígenas, evento marcado por debates, exposições, pinturas corporais, venda de artes indígenas, cantoria, lançamento e exibição de filmes. O evento espera a participação de pelo menos quatro etnias indígenas brasileiras e as atividades serão coordenadas pelo Memorial dos Povos Indígenas (MPI/DF) e pelo Comitê Intertribal (ITC). Está programado para amanhã (19), último dia de atividades, a partir das 8h, a solenidade em comemoração ao Dia do Índio, com o hasteamento da Bandeira Nacional, a inauguração do Telecentro Intercultural, estabelecido com apoio das Nações Unidas (ONU), e a apresentação de alguns rituais. A Semana dos Povos Indígenas segue até às 18h, no Memorial dos Povos Indígenas (Praça do Buriti). Outras informações: (61) 3344.1155.
MARANHÃO
Teve início no dia 15, a Semana dos Povos Indígenas no Estado. Sob o tema "Direitos Humanos e Políticas Indígenas", o objetivo foi também celebrar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Temas relacionados à saúde, educação e meio ambiente têm sido discutidos em debates. Hoje (18), último dia de discussão, acontece a mesa redonda "Territórios Indígenas, Mudanças Ambientais e Desenvolvimento", a partir das 14h. Até amanhã (19), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e no Teatro João do Vale, fecham a programação apresentações culturais e mostra de filmes e vídeos etnográficos. Outras informações:
www.ma.gov.br/.
PERNAMBUCO
O ciclo de debates História e Culturas Indígenas – Caminhos e dilemas contemporâneos vai abordar temas como religiosidade, saúde, relações sócio-ambientais e resistência indígenas. Os debates acontecem de 22 a 28, das 14h às 18h, no Museu de Arte Moderna Aluisio Magalhães (Rua da Aurora). A programação inclui ainda exibição de vídeos. Programação e outras informações: (81) 3232.2834.

O Museu do Estado de Pernambuco promove duas palestras voltadas à discussão de questões territorias dos povos indígenas em Pernambuco. A primeira palestra aconteceu ontem (17), debatendo sobre o sentido da territorialidade no exercício da liderança entre os índios Truká. Para hoje (18), a partir das10h, acontece a conferência sobre as memórias orais e os registros escritos dos índios Xucuru de Pesqueira. O evento é gratuito e acontece no auditório do Museu do Estado - Av. Rui Barbosa, 960, Graças. Outras informações: (81) 3427.9322.
Já a ONG Opção Brasil, em parceria com a Livraria Saraiva, promove o Projeto Índios na Cidade. O evento propõe um bate-papo com as índias Tupinambá Yakuy e Ivana, oficinas de pintura corporal, leitura de contos indígenas e exibição de vídeos. Amanhâ (19), às 15h30, na Saraiva Mega Store (Shopping Recife). Outras informações: (81) 3464.9393.
RIO DE JANEIRO
Em audiência pública realizada no dia 14, o Museu do Índio empossou os novos conselheiros do Conselho Consultivo e assinou o acordo entre a Funai e a Associação Indígena Kuikuro, do Alto Xingu-Aikax, para a criação do acervo digital da cultura do povo Kuikuro. Também foi aberta a Oficina de Papel, voltada para os Guarani do Estado, as novas instalações do Centro de Processamento de Dados e do Espaço de Criação – voltado para o atendimento ao público infantil.
Hoje (18), às 19h30 O museu abre a mostra "Ritual da imagem: arte Asurini do Xingu", que ocupa o Espaço Museu da Aldeia. Os índios Asurini demonstrarão as danças do ritual Turé, quando choram os mortos. Na exposição, peças de cerâmica, grafismo, pintura corporal e ritual, oriundos tanto do acervo (1978-1982) quanto da produção contemporânea da etnia. Vídeos apresentam aos visitantes as etapas de criação da arte gráfica Asurini utilizada nas pinturas corporais e na decoração de objetos. A exposição segue até julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, no Museu do Índio - Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo. Outras informações:
www.museudoindio.org.br/.
RIO GRANDE DO NORTE
Segue até o dia 24, a I Semana de Mobilização Indígena, que propõe uma reflexão em torno da questão do índio no Estado. Além dos debates, estão previstas a realização de audiência pública, mesa-redonda, exposição fotográfica e mostra de vídeos. Também participam os movimentos indígenas da Paraíba e a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). Outras informações: (84) 9986.6182.
SERGIPE
Termina hoje (18), na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, em Aracaju, as comemorações da data indígena. Com o objetivo de valorizar a cultura dos nossos primeiros habitantes, a programação incluiu palestras, mostras, oficina de artesanato e adereços indígenas, e a audição de histórias infantis. Hoje, as atividades começam às 9h, com a palestra Índios em Sergipe, direcionada ao público infantil. Às 10h, a oficina de artesanato e adereços fecha a programação. Outras informações:
www.aracaju.se.gov.br/.
Pesquisa e redação: Rute Pajeú
rutepajeu@gmail.com
Edição: Assessoria de Comunicação RRNE MinC ascom.minc.ne@gmail.com

Nenhum comentário: