25 de maio de 2009

EU SÓ QUERO SOSSEGO

Enviado em 23/05/09 às 12h08min por Ailton Medeiros

Do leitor Michel Couto:

Noite de sexta feira, sábado, ou qualquer véspera de feriado. 23:00 h. Alô! Alô…Som! Som…mesas e cadeiras na calçada ou mesmo na rua, e começa a barulheira. A música vem ainda dos carros estacionados onde quer que seus proprietários resolvam beber. Portas e janelas de casa fechadas de nada adiantam. Ir argumentar, menos ainda.

O barulho insiste em entrar em nossa casa. O volume da televisão - elevado ao último volume para minimizar o barulho - passa a irritar ainda mais. Ainda assim é melhor do que a música que toca. O estresse vai ao último nível. Quem não vive cercado pelos muros de um condomínio horizontal fechado (como a nossa prefeita), sabe do que aqui se trata.

Sexta feira passada, posto de gasolina na esquina das avenidas Bernardo Viera com Prudente de Morais. A mala do veículo deixou de ser suficiente. A S10 estacionada, puxava um reboque com uma pilha de auto-falantes. Pensava que o carnaval já tinha terminado. O aviso “proibido som automotivo” no vidro da conveniência parecia solitário, em silêncio. A viatura da PM, acionada por funcionários, é motivo de piada.

Microfone em mãos, o rapaz agradece “o apoio” da policia que acabara de chegar. Isso. Microfone. Argumentos diversos de ambos os lados e a viatura se vai. A festa continua. Afinal, é noite de sexta feira. Quem precisa de sossego?

Estádio Senador João Câmara, antigo campo de futebol da Ribeira. Sexta feira, 23 horas, alô, alô, som, som… e ai vai, até às 3:00h da madrugada. O “Conselho Desportivo das Rocas” o transformou em casa de shows e ensaios de pagode. Sem falar nos eventos “oficiais”, a exemplo do “carnarocas” e “muitos carnavais”.

De uma ponta a outra da cidade, exemplos não faltam. Candelária que o diga. Em Petrópolis, no Bar do Lourival, terminou o show do grupo contratado? Assuma microfone e “solte a voz”. Não precisa saber cantar.

Incomodado? Problema seu. Quem mandou não adivinhar que, no futuro, seu vizinho abriria uma casa de shows? Tente esquecer e lute para dormir. Próxima semana o ciclo se repete.

Afinal, quem precisa de sossego?

Nenhum comentário: