21 de maio de 2009

I Encontro Nordestino de Cordel em Brasília

I Encontro Nordestino de Cordel em Brasília

O Repente e a Literatura de Cordel serão destaques nesse evento que valoriza as manifestações culturais do Nordeste

Com o apoio do Ministério da Cultura, acontecerá na próxima semana (dias 28 e 29 de maio), no Teatro da Caixa Cultural, o I Encontro Nordestino de Cordel em Brasília. O evento é uma promoção da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo) e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal. A programação é composta por diversas atrações, como mesas-redondas, apresentação de artistas populares, debates, lançamento de livro, show, exposição em cordel, homenagem a Patativa do Assaré e muito mais. Um dos pontos altos será a realização do Seminário Políticas Públicas para o Cordel. A entrada é franca.

A cerimônia de abertura, restrita a convidados, está marcada para às 19h do dia 28. Está prevista a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade. Estarão presentes o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, secretários de Cultura, artistas e representantes de várias instituições, diversas personalidades do repente e do cordel, dentre outros convidados. Nessa cerimônia, dois momentos serão bem marcantes: o lançamento do livro Lula na Literatura de Cordel, do poeta Crispiniano Neto, também presidente da Fundação José Augusto (RN); e a abertura da exposição de produtos em cordel, incluindo folhetos, livros, CD’s, DVD’s e outros.

Seminário Políticas Públicas
No dia 29, toda a programação será aberta à participação do público. Às 9h terá início o Seminário Políticas Públicas para o Cordel, com as exposições de Fabiano dos Santos, da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, e Francisco de Assis, presidente da Acrespo. Da iniciativa participarão professores, pesquisadores, artistas, gestores públicos, políticos, empresários, dirigentes de entidades e outros profissionais.

Durante o seminário serão discutidas duas importantes questões para o setor: a proposta de criação da Cooperativa Nacional de Cordel e a mobilização relacionada ao pedido de registro, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Repente e da Literatura de Cordel como patrimônios imateriais brasileiros.

A programação de encerramento do I Encontro Nordestino de Cordel em Brasília inclui um Tributo a Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. As homenagens estão relacionadas ao centenário de nascimento desse poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro (1909-2002).

Às 19h30, o público terá a oportunidade de assistir apresentações de vários repentistas e cordelistas, como Paulo de Tarso, Ismael Pereira, Zé Maria de Fortaleza (CE), Antonio Lisboa (PE), Moreira de Acopiara (SP), João Santana (DF), Valdenor de Almeida (PB), Antonio Francisco (RN) e outros nomes expressivos da cultura popular brasileira.
Às 21h acontecerá o show de encerramento Em Canto e Poesia, com Bia e Antonio Marinho.

Serviço:
Seminário “Políticas Públicas para o Cordel”
Data: 29 de maio de 2009
Horário: das 9h às 17h30 (ver programação)
Local: Teatro da CAIXA - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Inscrição gratuita pelo telefone (61) 3522- 5202 ou pelo e-mail encontrodecordel@gmail.com
“Tributo a Patativa do Assaré”
Data: 29 de maio de 2009
Horário: 19h30 (ver programação)
Local: Teatro da CAIXA - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Entrada franca
Classificação Etária: indicação livre
Informações e entrevistas:
ACRESPO - Chico Repentista: (61) 9148- 0805
Assessoria de imprensa: Luis Luz (61) 84843390
Ossos do Ofício: Marta Carvalho (61) 3322- 5202/84473161

Nenhum comentário: