16 de outubro de 2009

CULTURA DE MASSA

por Chico Lobo*

Até final do milênio passado, tinha-se muito a criar.

A cultura, a contra-cultura, o modernismo, o pós-moderno, a vanguarda, a ultra-vanguarda. o construtivismo, o descontrutivismo, o punk, pós-punk, metal, gothico, digital, retrô... (imaginem, até retrô por falta do que criar).

As manifestações culturais passaram por todas as fases da criação, e ainda em paises de regime de ditadura, a censura era o combustível da criatividade para aqueles que eram obrigados a se calar, a se imobilizar.

Décadas atraz ainda podíamos dizer que alguém estava além de nossa época, ou no mínimo que criou algo novo no seu conceito arte/cultura. Festivais de música, vernissagens e mostra de arte eram as vitrines e constatações que algo novo surgia a cada momento em nossa civiização.

E o que acontece agora em termos de Cutura de Massa? nos sons, na estética, no comportamento??? - Nada, senão a repetição e a "remixagem" em nova edição dos velhos modelos. Nada de novo no front da cultura.

O que nos resta nessa cultura midiatica digital é ligar o liquidificador "internético" do grande caldeirão do caldo cultural e misturar, mexer, liquidificar, bater, até sair um produto que na verdade é a mistura de tudo o que já foi criado no passado em tendencias e formas e engolir esse amargo saudosismo com sabor de apocalipse. Realmente o mundo acabou no ano 2000, ao menos na criação artístico-cultural.

Chico Lobo - Militante do movimento de rádios livres e fundador da Rádo XXI de São Paulo

Nenhum comentário: