7 de outubro de 2010

Mostra de Arte Carlão Lima



Dia 08/10 estreia a Mostra de Arte Carlão Lima, no Ponto de Cultura Rebuliço


A Mostra de Arte Carlão Lima é uma iniciativa do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, constituindo-se numa ação do Ponto de Cultura Rebuliço. Tem por objetivo a difusão cultural, a fruição em arte e a socialização dos experimentos artísticos produzidos pelos educandos nas oficinas de formação nas linguagens cênicas e musical oferecidas pelo Grupo através do Projeto Rebuliço, na cidade do Natal e na Região do Mato Grande/RN.


O Projeto Rebuliço estimula a formação de novos grupos e artistas, compreendendo a Arte como uma via de acesso ao conhecimento e a construção do senso crítico e criativo. A Mostra de Arte Carlão Lima vem fortalecer o contato dos jovens artistas com o público, sendo uma ação educativa de interação entre o fazer artístico e o posicionamento social, criando um espaço de troca de experiências e de conhecimento de mundo, de forma coletiva, favorecendo a personalidade integral do educando sua capacidade de pensar e raciocinar, assim como seus valores e hábitos de responsabilidade, cooperação, autonomia e protagonismo.


O Grupo Facetas e o Ponto de Cultura Rebuliço mantêm o compromisso e a intencionalidade com a formação de cidadãos, ativos e transformadores da sociedade em que vivem, e com uma educação de qualidade, desenvolvida por profissionais qualificados e comprometidos apresentando para a cidade do Natal a Mostra de Arte Carlão Lima, com apresentações de teatro , dança contemporânea e música

Júlio Lima

Arte educador do Ponto de Cultura e filho de Carlão Lima


Teatro

SETE

direção: Monique Oliveira


Tem como tema as ambições humanas que permeiam as relações sociais desde o principio dos tempos e em todas as formações culturais. A dramaturgia é baseada em contos da literatura brasileira contemporânea. Os atores narram às histórias personificando os sete pecados da humanidade por meio de monólogos, diálogos e interações cênicas.


O GRUPO:

Brisa Gil

Children Kellen

Nagilany Paula

Omar Sena

Raíssa Hellen

Surama Rodrigues

Yago Oliveira


ANIMAL IS

direção: Monique Oliveira


Por meio de uma linguagem crítica e cômica e de personagens estereotipados os atores abordam o cotidiano da sociedade de consumo difundida pelas mídias, especialmente a televisiva. Inspirada na peça Animália, de Guarnieri, escrita em 1968, a livre adaptação atualiza o tema político da época (a ditadura militar e a falta de liberdade de expressão) trazendo para o foco a ditadura do consumo e a falta de senso crítico dos jovens diante dos apelos da mídia.


O GRUPO:

Carol Nunes

Larissa Macêdo

Luma de Oliveira

Pedro Nunes

Raissa Figueiredo

Vinícius Augusto


Dança Contemporânea

(DES)VIVÊNCIAS

direção: Giovanna Araújo


Desejos impedidos, frustrados, apagados. Vidas vividas em realidades criadas e impostas, pelo próprio ser, que o anula e mata. À vontade e a verdade individual passa a ser a do outro. Vive-se o que já está posto. Os desejos vão sendo embrulhados pela realidade construída pelas frustrações que matam o ser interior e o deixam com uma vida exterior cada vez mais morta.


O GRUPO:

Anderson Lira

Bruno Jonatan

Camila Morais

Geiza Cardoso

Monique Oliveira

Munick Dantas

Natália Oliveira

Simone Fernandes

Surama Rodrigues


Música (Violão)

O COMPOSITOR EM CADA UM

direção: Júlio Lima


A Oficina Aprenda a tocar tocando leva os alunos a aprenderem o violão popular praticando com músicas de seu cotidiano.O trabalho visa também despertar no aluno o compositor que existe dentro de cada um, através da audição, reflexão, fruição e percepção da música. Partindo da criação de letras até o trabalho mais complexo de criação de uma melodia, assim foi escolhido o tema "Violência" trabalhar uma composição conjunta que será apresentada na mostra, além de outras canções que incitam o cosmopolitismo, forma de desrotular estilos e gêneros, vendo a música como apenas música.



O GRUPO:

Abyliana Karolina

Deyvid Xavier

Giovany Santos

José Igor

Ladeilton

Letice Alves

Lucas Dias

Mauro Rafael

Oziel

Roseli Lopes

Talita Lima

Túlio Souza

Vitória Lorena


Teatro

A FEIRA

direção: Rodrigo Bico


O cotidiano de uma família sertaneja em seu local de trabalho, a feira, mistura-se a luta diária de outros trabalhadores. Tendo a cultura popular como pano de fundo, a peça vai revelando costumes, crenças e tradições do povo potiguar.


O GRUPO:

Aniária Nunes

Bianca Carvalho

Bárbara Carvalho

Felipe Câmara

Hudson Neres

Jéssica da Silva

Jonathan Anderson

Karolina Nunes

Larissa de Carvalho

Luciedson Brito (Teta)

Magno Fernandes

Rafael Câmara

Vitor Marcel


Brincantes do Boi

direção: Enio Cavalcante


Uma leve comédia que adentra no universo popular do Boi de Reis para falar de quatro personagens: Birico, Mateus, Catirina e o Mestre. A investigação do grupo foi além da brincadeira do boi para descobrir esses brincantes dentro de cada um de nós. Tendo como foco a historia do ritual do boi em que Matheus arranca a língua do anima para saciar o desejo de Catirina, sua esposa. Esta atitude leva a dupla de brincantes à aventuras divertidas para salvar suas vidas da ira do Capitão. O grupo desenvolveu a partir de improvisações o texto “Brincantes do Boi” que tem o objetivo de através do imaginário popular levar uma mensagem de que com fé é possível renascer e começar uma vida nova.


O GRUPO:

Amanda Lopita

Clau Zen

Juliana Oliveira

Kiko Lopes

Nenhum comentário: