17 de setembro de 2009

Onde você busca o conteúdo?

por Fernandes Junior*

No dia 09/09/09 tivemos um encontro grandioso aqui em Suzano por conta da Pré-Conferência de Cultura em Suzano. Por aqui passou a Bernadete Oliveira - doutora em Antropologia da UNESP, Morgana Eneile - gestora e produtora cultural e Edmilson Santos - vereador e ex-secretário de cultura de Guarulhos.

E conversamos sobre tudo, mas a pauta era Cultura, Educação e Comunicação. Grandes falas me fizeram refletir sobre quantas necessidades precisamos suprir ainda na nossa vida e porque achamos que cultura não é uma necessidade.

Fico preocupado quando percebo que a nossa marca cultural acaba sendo de sermos um povo que gosta de cerveja, carnaval, futebol e malandragem - e daí deriva todo tipo de estereótipos - e vamos fortalecendo isso e nunca percebemos.

Daí dá pra entender porque estamos com 500 anos de história e nunca fizemos uma revolução...uminha. Realmente, como disse a Bernadete, fomos muito massacrados com essa estrutura social que nos coloca o autoritarismo como a única possivel de ser colocada para as questões sociais. Vide a tal Lei Anti-Fumo perpretada pelo digníssimo governador que quer ser a todo custo presidente José Serra (que medo!!!).

É bom que a gente saiba de onde estão vindo nossas referências, de onde estamos buscado as informações que possam combater ou fortalecer conceitos atrasados e que só nos joga no abismo.

Porque já detectamos os erros: a escola não dá certo mesmo, as comunicações estão nas mãos de meia dúzia de famílias no Brasil e vemos as manifestações culturais como algo feio e sujo porque o bonito é o Mickey ou a Xuxa.

Agora resta seguir caminhos mais ousados. A cultura tem esse poder pela sua história de resistência, luta e transformação. São os artistas que são capazes de ver o mundo de um jeito diferente e programar novas formas de construir a realidade.

E podemos começar já. Agora.

Então levante-se e faça algo. Senão farão por você.

*Fernandes Junior - diretor do Teatro da Neura

Nenhum comentário: