18 de outubro de 2011

MinC apresenta metas do Plano Nacional de Cultura

MinC apresenta metas do Plano Nacional de Cultura

Paraíba, Ceará e Pernambuco sediam os encontros

O Plano Nacional de Cultura (PNC) será tema de debates no Nordeste, entre os dias 19 e 21 de outubro, nas cidades de Campina Grande (PB), Fortaleza (CE) e Recife (PE). As atividades terão como principal objetivo apresentar as metas do Plano, que estão em consulta pública (http://pnc.culturadigital.br) desde o dia 21 de setembro. Os encontros são voltados para artistas, produtores, gestores, agentes culturais, formadores de opinião e demais interessados em contribuir qualitativamente à definição das metas do PNC.

O diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), Américo Córdula, inicia o ciclo de apresentações no Nordeste, nesta quarta-feira, dia 19, em Campina Grande. A conversa acontece a partir das 9h, no auditório do Sebrae, e conta com a participação do chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Lima, e do Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César.

No dia seguinte, 20 de outubro, o secretário de Políticas Culturais do MinC, Sérgio Mamberti, participa da mesa de abertura do Seminário de Políticas Públicas para Crianças, em Fortaleza. Mamberti apresenta e discute sobre o PNC das 8h30 às 12h, no Oásis Atlântico Imperial Hotel, no bairro de Meireles, na capital cearense. Na sexta-feira, 21 de outubro, Sérgio Mamberti e Américo Córdula apresentam o PNC no auditório do Porto Digital, no Recife. O evento na capital pernambucana acontece a partir das 15h e conta com a participação do chefe da RRNE/MinC, Fábio Lima.

Metas em consulta
A consulta pública às metas do Plano Nacional de Cultura está aberta por meio de portal eletrônico disponível em http://www.cultura.gov.br, até o dia 20 de outubro, quando serão completados 30 dias da sua abertura. O objetivo central é traçar conjuntamente o desenho das prioridades da política pública de cultura para os próximos dez anos. O portal permite que o visitante acesse as 48 metas, construídas sobre as 275 ações do PNC, e sugira alterações, comente ou formule novas metas.

A consulta às metas do PNC reafirma o compromisso do Ministério da Cultura com processos democráticos, colaborativos, participativos e abertos de formulação de políticas culturais. Por meio da consulta, o Ministério da Cultura espera receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para a consolidação das metas que norteiam as políticas públicas na área cultural até 2020. Destaca-se, neste processo, o uso de ferramentas digitais. Os encaminhamentos da consulta também podem ser acompanhados através do endereço: www.cultura.gov.br e pelo twitter: @planonaccultura.

Esse fase do PNC representa oportunidade para visibilidade, legitimidade e transparência ao processo de consolidação e ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura e a sociedade civil.

Serviço:
Apresentação do Plano Nacional de Cultura

Paraíba
Local: Auditório do Sebrae, em Campina Grande (PB). Endereço: Av. Cônsul Joseph Habib, 800, Catolé, Campina Grande – PB.
Data: 19 de outubro de 2011 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 12h
Mais informações: (83) 3218-4167
Aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição.

Ceará
Seminário de Políticas Públicas para Crianças
Local: Oásis Atlântico Imperial Hotel. Endereço: Avenida Beira Mar, 2500, Meireles, Fortaleza – CE.
Data: 20 de outubro de 2011
Horário: das 8h30 às 12h
Mais informações: (85) 3271-2052 / institutostelanaspolini@yahoo.com.br

Pernambuco
Local: Auditório do Porto Digital. Endereço: Rua Cais do Apolo, 222, Edf. Vasco Rodrigues, 16º andar, Bairro do Recife, Recife – PE.
Data: 21 de outubro de 2011
Horário: das 15h às 18h
Inscrições: até 20 de outubro (quinta-feira), enviando e-mail para nordeste@cultura.gov.br
Capacidade: 180 pessoas
Mais informações: (81) 3117-8430





Maíra Brandão
Daniel Lamir (estagiário)
Mária Júlia Vieira (estagiária)
Assessoria de Comunicação
Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC)
Rua do Bom Jesus, 237 I Bairro do Recife
CEP: 50030-170 I Recife - PE
Contatos: (81) 3117-8439 | 8821-7325
divulgacao.ne@cultura.gov.br


Conheça nossas páginas na web:
www.cultura.gov.br
culturadigital.br/mincnordeste
www.flickr.com/photos/minc_nordeste
www.twitter.com/mincnordeste

Nenhum comentário: