26 de junho de 2009

A copa de 2014 e a cultura potiguar


Após a confirmação de Natal como uma das sedes da copa de 20014 vários setores começam a se mobilizar de forma organizada, esta mobilização se dá em face ao grande impacto que um evento desta magnitude irá gerar em nossa cidade, na indústria, no comércio, no serviço e na nossa cultura também.

Cada um em busca de garantir espaços para consolidação de seus interesses, e nós da cultura o que vamos fazer para aproveitar as oportunidades que a copa trará? Até agora nada foi falado, nem muito menos os artistas, produtores e grupos culturais despertaram para isso. Precisamos urgente de uma grande articulação de todos agentes culturais para que possamos elaborar uma proposta do setor para ser inserida na programação oficial do evento.

Ou fazemos isso, ou assistiremos a repetição de um triste espetáculo, onde mais uma vez, a indústria do entretenimento ocupará todos os espaços, com sua forma, seus valores, que na maiorias das vezes são contrários aos nossos, e novamente a nossa rica e diversificada produção cultural irá ficar fora da festa, assistindo a tudo, e apenas lamentando mais uma oportunidade perdida. A cultura potiguar merece mostrar ao mundo a sua força, a copa irá gerar esta oportunidade, depende apenas da nossa capacidade e vontade que tenhamos em ocupar um espaço que legitimamente nos pertence.

Fábio Henrique Lima de Almeida



Nenhum comentário: