4 de junho de 2009

Proteção e Promoção

1º Seminário Diversidade Cultural - Entendendo a Convenção é realizado em Belo Horizonte

Gestores e produtores culturais estão tendo uma oportunidade ímpar para refletir e discutir a Diversidade Cultural no Brasil com as mais importantes autoridades sobre o assunto no país e no mundo. Acontece em Belo Horizonte, desde ontem (3 de maio), no Espaço Cultural Imaculada, o primeiro Seminário Diversidade Cultural – Entendendo a Convenção. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, Diretoria de Relações Internacionais e Observatório da Diversidade Cultural, com cooperação da Unesco.

No primeiro dia de evento, mais de 300 pessoas da capital e do interior mineiro, e também de outros estados do país, prestigiaram a abertura do Seminário que contou com as presenças do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula; do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sergio Mamberti; da coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado; do secretário de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant; e da presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Thaís Pimentel.

Segundo Paulo Brant, a realização do primeiro Seminário sobre Diversidade Cultural em Minas Gerais é algo totalmente coerente. Para ele, a diversidade é algo intrínseco na cultura mineira e que já se encontra na pauta do governo de Minas por meio dos mecanismos de financiamento como, por exemplo, o Fundo Estadual de Cultura.

A mesa inicial abordou no período da manhã a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Na parte da tarde houve o debate sobre como Proteger e Promover a Diversidade das Expressões Culturais. No final das atividades ocorreu o lançamento da publicação Diversidade cultural e livre-comércio: antagonismo ou oportunidade?, da diplomata e pintora Vera Cíntia Alvarez.

Para esta quinta-feira, está programado uma mesa sobre os Artigos 13 a 17 da Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, abordando a importância da diversidade cultural nas políticas de desenvolvimento e sobre a cooperação internacional e o tratamento preferencial para países em desenvolvimento. Para esse debate foram convidados a chefe do Programa Indústrias Criativas da Unctad/ONU, Edna dos Santos; o coordenador da Diretoria de Direitos Intelectuais, Cloffor Luis de Abreu; o chefe de Divisão de Comércio e Serviços do Mecanismo Regional de Negociação do Caribe, Ramesh Chaitoo; o coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos e do professor de Políticas Culturais da Universidade Americana de Paris, Yudhishthir Raj Isar.

No período da tarde será realizada uma das mesas mais aguardadas do evento, que vai debater a Diversidade Cultural e Sociedade Civil, com membros do Observatório da Diversidade Cultural, do Instituto Indígena Brasileiro, da Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural e da Rede Internacional para a Diversidade Cultural.

Para encerrar as atividades do primeiro Seminário Diversidade Cultural – Entendendo a Convenção, será realizada uma apresentação especial do grupo de Cultura Popular As Meninas de Sinhá, reconhecido nacionalmente, formado por senhoras de mais de 60 anos que cantam populares cantigas de rodas.

Quem se interessou pelos temas e pelas discussões do primeiro Seminário Diversidade Cultural – Entendendo a Convenção, pode acompanhar e participar do evento através da transmissão online por meio do endereço http//:webconf.rnp.br/minc, podendo, inclusive, enviar comentários e perguntas aos palestrantes.

O próximo Seminário Diversidade Cultural - Entendendo a Convenção, acontece na Região Nordeste, nos dias 7 e 8 de agosto.

Texto: Frank Martins/RRMG

Nenhum comentário: