22 de julho de 2009

Natal receberá Seminário do Sistema Nacional de Cultura

O Ministério da Cultura e a Fundação José Augusto, promovem durante os dias, 27 e 28 de julho, no Imirá Plaza Hotel, a cidade do Natal, receberá o Seminário do SNC - Sistema Nacional de Cultura. Ao todo, serão realizados 30 seminários em todo Brasil, até o fim de novembro, com a finalidade de apresentar a proposta de estruturação do SNC aos setores públicos e sociedade civil. O encontro pretende reunir autoridades, gestores públicos e privados de cultura, membros de conselhos e estaduais municipais vindos de todas as regiões do estado.

Será abordado no seminário temas como Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura: Estruturação, Institucionalização; Implementação Sistemas Setoriais de Cultura e Programas Federativos na Área da Cultura.


Saiba mais sobre o Sistema Nacional de Cultura

A base institucional do Sistema Nacional de Cultura há muito vêm sendo construída em todas as instâncias federativas. Órgãos específicos para gestão da política cultural, Conselhos de Política Cultural, Fundos de Financiamento da Cultura e Sistemas Setoriais (museus, bibliotecas, informação, entre outros) foram criados; Conferências de Cultura foram realizadas; e Planos de Cultura elaborados e em tramitação nos Legislativos. Todavia, estas iniciativas não foram articuladas dentro de uma estratégia comum, especialmente, no que trata da inter-relação entre os componentes do SNC, seja no âmbito de cada ente federado, seja entre eles. Atualmente, um dos grandes desafios do Ministério da Cultura é construir essas articulações onde elas inexistem, a exemplo dos subsistemas setoriais com o SNC, e reestruturar as instâncias pré-existentes, especialmente os conselhos constituídos em outro contexto político e que não atendem aos critérios previstos no SNC.

Nenhum comentário: